Conteúdo Programático

 

Disciplinas Obrigatórias:

Categorias Teóricas da Análise Dialética da Educação e das Dimensões do Trabalho Pedagógico
– Carga horária: 45 horas
 

Ementa: O trabalho como princípio educativo. O duplo caráter do trabalho no capitalismo e suas implicações sobre a organização do trabalho pedagógico. Categorias: historicidade, contradição, totalidade, práxis e hegemonia. As dimensões determinadas e as contradições que marcam a natureza e a especificidade do trabalho pedagógico.
Professor(a): Vilson Aparecido da Mata

 

Elementos Históricos da Escola Pública no Brasil
– Carga horária: 45 horas
 

Ementa: A constituição histórica da educação pública no Brasil. A dualidade estrutural sobre as formas de organização da educação pública e seus desdobramentos sobre a concepção, organização e gestão do trabalho pedagógico escolar. As demandas sociais pela educação pública.
Professor(a): Jussara Maria Tavares Puglieli Santos

 

Educação Popular, Movimentos Sociais e Luta de Classes
– Carga horária: 45 horas
 

Ementa: As lutas de classes em geral nos modos de produção classistas e as lutas de classes no tipo de capitalismo brasileiro. A geração do projeto político-pedagógico de cada classe. As formas de resistências das classes exploradas e a gestação do seu projeto pedagógico: a via institucional e a via popular. As contradições do desenvolvimento da educação popular no Brasil: entre o conformismo, a contestação e as lutas contra-hegemônicas.
Professor(a): Gracialino da Silva Dias

 

A Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Pública
– Carga horária: 45 horas
 

Ementa: Análise das origens, princípios e fundamentos teórico-metodológicos da organização do trabalho pedagógico na Escola Pública brasileira, na perspectiva da pedagogia como mediação na formação humana do educador comprometido politicamente e organicamente associado às classes populares na busca de processos educativos direcionados a seus interesses.
Professor(a): Maria Celia Barbosa Aires

 

A Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Popular
– Carga horária: 45 horas
 

Ementa: As bases teóricas, as respectivas formas de organização do trabalho pedagógico e práticas sociais, em experiências da Educação Popular nos diversos campos de lutas sociais no Brasil e na América Latina, e demais contextos internacionais. Articulações nacionais e internacionais das pautas e respectivos encaminhamentos da Educação Popular no contexto contemporâneo.
Professor(a): Sonia Maria Guariza Miranda

 

Organização da Educação Superior no Brasil
– Carga horária: 30 horas
 

Ementa: A Universidade na História: comprometimento. O processo histórico de constituição da Universidade brasileira; o caso do Paraná. Elitismo e pressões por democratização. Movimentos de reformas da Educação Superior no Brasil em contextos variados: a UDF, a UNB, os discursos tecnicista e neoliberal (Banco Mundial e UNESCO). Atual organização da universidade brasileira. A universidade no socialismo.
Professor(a): Regina Maria Michelotto

 

Metodologia do Ensino Superior
– Carga horária: 30 horas
 

Ementa: O Ensino Superior e sua função político-social. A metodologia do ensino e ação e reflexão docente. O processo educativo e os saberes que o configuram no ensino superior.
Professor(a): Laura Ceretta Moreira

 

Metodologia da Pesquisa I
– Carga horária: 30 horas
 

Ementa: A construção do conhecimento científico em Educação. Tendências metodológicas na esfera da pesquisa educacional. O estado da arte na metodologia de pesquisa em educação.
Professor(a): Rose Meri Trojan

 

Metodologia da Pesquisa II
– Carga horária: 30 horas
 

Ementa: A construção do objeto e considerações metodológicas. Análise histórica da pesquisa em educação: possibilidades e limites. Análises qualitativas e quantitativas. Estrutura e organização do trabalho monográfico.
Professor(a): Rose Meri Trojan

 

Seminário de Orientação de Pesquisa em OTP na Escola Pública
– Carga horária: 30 horas
 

Ementa: Pressupostos teóricos para a definição do objeto de investigação e categorização da pesquisa no campo da organização do trabalho pedagógico escolar. Procedimentos de investigação e procedimentos de análise no âmbito da organização do trabalho pedagógico escolar. A objetividade histórica da pesquisa científica e o cronograma de estudo do tema a ser investigado pela monografia. Discussão das pesquisas monográficas em andamento.
Professor(a): Todos os professores

 

Seminário de Orientação de Pesquisa em OTP na Educação Popular
– Carga horária: 30 horas
 

Ementa: Pressupostos teóricos para a definição do objeto de investigação e categorização da pesquisa no campo da organização do trabalho pedagógico em educação popular. Procedimentos de investigação e procedimentos de análise no âmbito da organização do trabalho pedagógico em educação popular. A objetividade histórica da pesquisa científica e o cronograma de estudo do tema a ser investigado pela monografia. Discussão das pesquisas monográficas em andamento.
Professor(a): Sonia Regina Landini

 

Seminário de Orientação de Monografia
– Carga horária: 60 horas. (4 horas por semana durante 6 meses)
 

Ementa: Orientação sobre os procedimentos de investigação e de análise. Discussão e orientação na sistematização do trabalho monográfico. Análise e parecer sobre a monografia.
Professor(a): Todos os professores orientadores articulados especificamente aos seus respectivos orientandos

 

 

Disciplinas Optativas:

 

Princípios da Organização do Trabalho Pedagógico
– Carga horária: 30 horas (disciplina obrigatória tanto para pedagogos quanto para licenciados para os casos em que a análise do histórico escolar da graduação comprove a inexistência deste conteúdo mesmo nesta carga horária mínima).
 

Ementa: Análise dos fundamentos da organização do trabalho pedagógico na Educação básica em seus diferentes níveis e modalidades de ensino.
Professor(a): Carmem Sá Brito Sigwalt

 

Concepções de Educação e Currículo
– Carga horária: 30 horas (disciplina obrigatória tanto para pedagogos quanto para licenciados para os casos em que a análise do histórico escolar da graduação comprove a inexistência deste conteúdo mesmo nesta carga horária mínima).
 

Ementa: Análise Crítica dos Paradigmas Contemporâneos de Currículo e da Trajetória do Currículo na educação brasileira. O Estado de investigação da área de Currículo, especialmente no Brasil e América Latina.
Professor(a): Maria Celia Barbosa Aires

 

Matrizes Teóricas da Pedagogia Socialista
– Carga horária: 30 horas.
 

Ementa: As categorias de conteúdo e de método do materialismo histórico e dialético e implicações pedagógicas. Proposições da pedagogia e da psicologia soviéticas. O princípio educativo do trabalho na educação de crianças e adolescentes a partir de Pistrak e Makarenko. A escola unitária em Gramsci. As contribuições latinoamericanas ao tema. Análises críticas de experiências concretas de educação pelo trabalho em contextos contemporâneos.
Professor(a): Sonia Guariza Miranda

 

Gestão da Escola Pública Brasileira
– Carga horária: 30 horas.
 

Ementa: Análise das formas de Gestão Escolar e o seu processo de democratização. Avaliação da ação escolar. A luta pela Gestão Democrática e pela Autonomia da escola.
Professor(a): Andreia Do Rocio Caldas

 

Educação Popular e a Questão Agrária no Brasil
– Carga horária: 30 horas.
 

Ementa: As relações sociais de produção no campo e a formação social e política da identidade dos camponeses pobres. A pedagogia dos movimentos sociais que lutam pela terra no Brasil: formação científica, cultural, política e produtiva. O trabalho produtivo e a prática política como fundamentos dos processos formativos.
Professor(a): Gracialino Da Silva Dias

 

O Desenvolvimento do Pensamento Livre e a Educação Popular
– Carga horária: 30 horas.
 

Ementa: Formação humana: para além da institucionalização; para além da lógica do capital. A educação popular: autogestão dos processos formativos de consciência social da classe trabalhadora. A problematização da alienação humana: a condição das classes desde a realidade local até a totalidade social do modo de produção capitalista. A importância da apropriação dos conhecimentos científicos como base do desenvolvimento do pensamento livre para a educação popular libertadora.
Professor(a): Gelson João Tesser

 

Teorias do Estado e Relações com a Educação
– Carga horária: 30 horas.
 

Ementa: Modos de produção classistas e a organização dos Estados como sistema. As bases materiais de produção e a constituição do Estado Moderno: sistema de poder e sistema de governo. O modelo liberal do Estado burguês e a contraposição do materialismo histórico e dialético. Os contornos do Estado Liberal: do modelo de “Bem-Estar Social” ao modelo “neoliberal”, origem características e concepção das políticas educacionais. As características do tipo de capitalismo, o modelo de estado e as políticas educacionais nos países dominados pelo imperialismo.
Professor(a): Sandro Wambier

 

 

Sobre a Monografia:

A elaboração da monografia constitui requisito parcial e obrigatório para a obtenção do título de especialista pelo aluno que tenha cursado todas as disciplinas obrigatórias e pelo menos duas disciplinas optativas perfazendo 495 horas de aula. A monografia, após receber parecer do(a) Professor(a) Orientador(a) e de outro(a) parecerista indicado(a) pelo colegiado do Curso, deverá ser apresentada em Seminário de Socialização das Monografias pelo aluno. A construção da monografia contará, no semestre após a conclusão das disciplinas, com Seminários de Orientação organizados por eixos temáticos de investigação, Escola Pública e Educação Popular, (além do Seminário de Orientação de Monografia desenvolvido ao longo do último semestre do Curso, sob a responsabilidade de cada orientador), com calendário previamente estabelecido, de tal forma que destes Seminários participarão os orientandos, seus orientadores e os respectivos coordenadores de cada eixo. Tal metodologia visa conferir organicidade entre as diversas investigações desenvolvidas nas monografias, e dentro deste objetivo realizar-se-á o Seminário de Socialização das Monografias, na fase final de sua elaboração, antes, porém, de sua finalização e entrega, para que sejam contempladas proposições e sugestões de análises emergentes durante o evento, bem como permita-se aos educandos e docentes do Curso, bem como da comunidade interessada, a visão de totalidade dos trabalhos de investigação desenvolvidos.